A Válvula Dupla basculante MACDARMA é utilizada principalmente em equipamentos industriais de controle de poluição do ar, para descarga de pó coletado e também em diversos processos onde há necessidade de se carregar, suprir ou dosar materiais particulados.


São utilizadas geralmente na descarga da moega sob condições mais rigorosas de pressão e material, com alto grau de vedação, atuando de maneira descontínua pela ação conjugada de dois pratos, que agem como comportas.


Fabricadas em diversos tamanhos para atender a uma ampla faixa de capacidades, possui 03 (três) versões: motorizadas (com motor fora do corpo da válvula, permitindo trabalhar com pressões de até 1.000 mmCA); pneumáticas (com utilização de até dois cilindros e pressões de até 1.000 mmCA) e por gravidade (com auxílio de contrapesos ajustáveis, com pressões de até 160 mmCA).


As válvulas com acionamento por gravidade são constituídas de: corpo em ferro fundido cinzento, assento e pratos no mesmo material do corpo, alavanca do prato e chapéu da alavanca fundido em ferro nodular, pino e eixo da alavanca em aço trefilado 1020, alavanca do contrapeso e contrapeso em aço 1020.


Já as que possuem acionamento pneumático são completamente operadas por ar comprimido, utilizam geralmente apenas um cilindro pneumático para ativar os dois pratos, e as peças que diferem dos demais modelos são: o corpo, o assento e o prato. Essas peças são fundidas em Ni-Hard e a alavanca de acionamento é fabricada em ferro fundido nodular.


As Válvulas Dupla basculantes MACDARMA apresentam grandes vantagens para o mercado nacional, dentre elas:


- Trabalham com temperaturas até 400 ºC;
- Pressões de até 1.000 mmCA (exceto válvula por gravidade);
- Operam em instalações onde o pó é pegajoso e não livre;
- Operam com 2, 4 ou 6 ciclos positivos e uniforme por minuto;
- Fluxo de descarga e sobrecarga independente da gravidade;
- Permite o ajuste do ciclo no campo;
- Maior confiabilidade;
- Baixo custo.