A Válvula Rotativa MACDARMA é um dispositivo que utiliza o princípio da "porta giratória" para atuar como uma válvula de descarga de pó de um recipiente ou como uma válvula dosadora de material pulvurulento ou granulado.
Utilizada em indústrias de seguimentos diversificados, dentre as quais: Termoelétricas, Usinas de Aço, Fundições de Ferro e Aço, Metalurgia de não Ferrosos, Mineração e Moagem, Celulose e Indústria Química.
Como válvula de descarga, ela é usada principalmente em moegas de equipamentos coletores de pó, como ciclones, multiciclones, filtro de mangas e outros.
Como válvula dosadora, é usada principalmente em sistemas de transporte pneumático. São utilizadas geralmente na descarga de moegas sob condições mais rigorosas de pressão, com alto grau de vedação e que atua de maneira descontínua, pela ação conjugada de dois pratos, que agem como comportas.
A MACDARMA apresenta 02 (dois) tipos de válvulas rotativas:
HDFS (Heavy Duty Floating Seal): opera até a temperatura de 400 ºC com qualquer tipo de material seco que não tenha a característica de grudar nas paredes do rotor, além de ter um limite de operação na pressão de até 500 mmCA;
MDFS (Medium Duty Floating Seal): pode ser aplicada até o limite de temperatura de 150 ºC, valendo do mesmo limite de pressão do modelo HDFS (500 mmCA), e não pode ser usada para materiais pegajosos ou que tenham tendência a se compactar.
Elas constam de rotor com material variável entre ferro fundido cinzento, aço inoxidável fundido, e aço fundido ASTM (Ni-Hard) conforme o caso, o corpo ou caixa é fundido no mesmo material que o rotor, exceto Ni-Hard, onde a caixa seria em ferro fundido.
O selo flutuante é normalmente fundido em ferro cinzento, mas se o rotor for Ni-Hard ele será da mesma liga descrita.